Sponsor

A Fundação Jacqueline Dias de Sousa apoiou e foi sponsor do “2d. Meeting of Young Biophysicists” organizado pela Universidade de Aveiro (CICECO) em 3 de Junho 2022.

A biofísica é uma ciência interdisciplinar que faz uso das teorias da física, assim como dos seus métodos, para estudar e resolver as questões da biologia.  É uma das formas de olhar para o ser vivo que ocupa lugar no espaço e transforma energia e, portanto, consequentemente, existe num meio que interage com ele.

Essa ferramenta amplifica de forma significativa a visão da ciência com um leque de explicações em torno do funcionamento dos seres vivos associando duas áreas que parecem ser distintas.

A fundamentação dos vários fenômenos biológicos é feita por meio de aspetos elétricos, gravitacionais, magnéticos e até mesmo nucleares, por isso a física é muito útil para este fim.

Apesar de parecer estranho pensar em fenómenos como a eletricidade, a mecânica e o eletromagnetismo, por exemplo, como fazendo parte do nosso corpo, eles estão certamente presentes na composição de diversos fenômenos biológicos.

A biofísica é sem dúvida uma ciência de futuro, e sendo este encontro organizado por “jovens biofísicos” da Universidade de Aveiro, a Fundação Jacqueline Dias de Sousa, tem muito gosto em o apoiar.