Donativo para Associação Abandoned Pets

A Fundação enviou em 21 de Setembro 2020, 1.000,- € como donativo para a Associação Abandoned Pets Portugal.

A Abandoned Pets Portugal, como associação, nasceu da necessidade de institucionalizar a atividade de proteção de animais de companhia, que há muito vinha sendo desenvolvida por um grupo de cidadãos. Essa atividade, centrada inicialmente nos animais errantes e abandonados, e sobretudo nos animais acolhidos no antigo canil municipal de Braga e aí, na altura, sujeitos a abate, era alvo de fortes constrangimentos, só ultrapassáveis com a institucionalização, como forma de garantir a consecução dos seus objetivos.

Assim, no dia 8 de Maio de 2013, na Conservatória do Registo Comercial de Braga, foi fundada a Abandoned Pets, Associação pela Dignidade Animal – S.O.S – ADOPTA.

Subjacente à sua criação, está um Projeto de Dignificação dos Animais que vai muito para além da tradicional retirada de animais de rua ou de canil, promovendo a sua adoção. A experiência do dia-a-dia, vivida muitas vezes em condições dramáticas, deu-lhes a consciência que a verdadeira mudança de paradigma só ocorrerá com a alteração de mentalidades e da tradição cultural de um largo espectro da nossa população, que continua, por exemplo, a considerar normal possuir um animal acorrentado a uma casota e confinado a um espaço de 1 metro para se movimentar.

Cientes desta realidade, a Associação Abandoned Pets Portugal está a apostar cada vez mais intensamente na sensibilização da população, visando especialmente as crianças e jovens.
É fundamental que o grande problema para a sobrepopulação animal, para o grande número de abates de animais nos canis do nosso país (cerca de 100.000 por ano), para o elevado número de animais abandonados (cerca de 20.000 por ano) e pelos milhares de animais mortos nas estradas portuguesas seja combatido e isto deve-se à falta de consciencialização por parte das pessoas e da população em geral.

Atualmente, a área de trabalho prático desta Associação é no resgate de cães abandonados na rua e do Centro de Recolha Oficial de Braga (antigo canil de abate). Todos os animais que resgatam são acolhidos em famílias de acolhimento ou mais frequentemente em hotel canino, quando temos apadrinhamento para eles. Todos são vacinados e desparasitados e sempre que têm ajudas, esterilizados.