Projecto CLIMOS

A Fundação Jacqueline Dias de Sousa iniciou a colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical tendo em vista a colocação de armadilhas luminosas para colheita de flebótomos e um datalogger para medição da temperatura e humidade, nos terrenos da Fundação, no âmbito do projeto CLIMOS.

Os flebótomos são pequenos insetos voadores capazes de transmitir doenças, tal como a leishmaniose, causada por um parasita (Leishmania), e alguns vírus podem causar síndromes gripais. Devido à sua natureza frágil, estes insetos assim como as doenças por eles transmitidas, são sensíveis às mudanças climáticas.

O CLIMOS, Quadro de Monitorização Climática e Apoio à Decisão para a Deteção e Mitigação de Doenças Transmitidas por Flebotomíneos com Medidas de Custo-Benefício e Política Climática, visa ajudar na mitigação da emergência, transmissão e propagação induzida pelo clima e pelas alterações climáticas de doenças transmitidas por vetores e zoonóticas.

Isto será conseguido através da quantificação dos fatores climáticos e ambientais das populações de vetores de flebótomos e das doenças transmitidas por flebótomos (SFBDs) em toda a Europa.

https://climos-project.eu/