Coexistir com o lince-ibérico: um estudo para apoiar a conservação e as comunidades locais
A Fundação Jacqueline Dias de Sousa associou-se ao Doutor Rúben Oliveira e à Liga para a Proteção da Natureza (LPN) no desenvolvimento de um estudo de doutoramento sobre a coexistência entre o lince-ibérico e as comunidades humanas na região do Alentejo.
Inserido no âmbito do Programa Lince, este estudo tem como principal objetivo contribuir para a conservação e a gestão sustentável, a longo prazo, de áreas com habitat mediterrânico adequado ao lince-ibérico (Lynx pardinus) em Portugal.
O projeto pretende caracterizar, pela primeira vez, os potenciais conflitos entre o lince-ibérico e as comunidades rurais residentes no Vale do Guadiana e na Serra da Malcata, integrando dimensões ecológicas, sociais e socioeconómicas. A investigação centra-se nos desafios da coexistência com a espécie num momento particularmente relevante, em que a sua notável recuperação populacional parece começar a gerar algumas tensões que poderão comprometer a continuidade deste percurso de sucesso.
A relevância desta temática tem sido amplamente destacada pelos meios de comunicação social nos últimos meses, tanto em Portugal como em Espanha, onde a questão também se faz sentir.
Para mais informações, visite https://www.lpn.pt/pt/conservacao-da-natureza/programa-lince